Benfica arrecada mais de cinco toneladas de alimentos para instituição de caridade

João Paulo Trindade/SL Benfica
João Paulo Trindade/SL Benfica

Ação da Fundação Benfica e do Banco Alimentar Contra a Fome foi a conquista mais importante do Sport Lisboa e Benfica nesta temporada 2016/2017


No último sábado (3 de junho), uma ação solidária promovida pelo Sport Lisboa e Benfica, através da Fundação Benfica, e em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, no Estádio da Luz, mobilizou os torcedores encarnados e nos ensinou que o futebol também é instrumento de ajuda aos mais necessitados.


O Banco Alimentar havia lançado, no domingo anterior (28 de maio), uma campanha de arrecadação de alimentos em todo o país. O resultado, no entanto, foi aquém do esperado pela entidade.


Em entrevista à rádio portuguesa TSF, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, justificou que as dificuldades vieram em decorrência da falta de voluntários. Naquele mesmo dia, foi realizada a final da Taça de Portugal, partida disputada por Benfica e Vitória de Guimarães, no Estádio Nacional do Jamor. A decisão foi vencida pelos benfiquistas, naquela que foi o 26º título da copa nacional por parte do SLB e a 11ª dobradinha da história do clube, o qual se sagrara tetracampeão nacional, contra o mesmo Vitória, duas semanas antes.


A quantidade de alimentos arrecadados havia sido menor que a do ano passado, revelou Jonet.


Reprodução/SL Benfica
Reprodução/SL Benfica

Rui Vitória convocou a torcida do Benfica para arrecadação de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome


Tendo isso em vista, a agremiação lisboeta decidiu ajudar o órgão filantrópico. Deu aos seus adeptos a oportunidade de tirar uma foto ao lado dos troféus conquistados pelas Águias na temporada 2016/2017: a Supertaça, a Liga e a Taça. Para ser fotografado ao lado das taças do "Triplete", bastava trazer um quilo de alimento não-perecível para doar à instituição de caridade.


As três aquisições mais recentes para a sala de troféus dos Encarnados ficaram expostas no gramado do Estádio da Luz.


Quem convocou os adeptos para a campanha foi o técnico Rui Vitória, figura cada vez mais popular entre os benfiquistas e os fãs do futebol português. "Pelo visto, temos mais uma final para disputar", começa a falar o comandante em vídeo. "Não podemos ir de férias com este peso na consciência. A nossa alegria é para ser partilhada por todos", pontua.


Realizada entre as 14h e 20h locais (10h e 16h no horário oficial de Brasília), a ação recolheu mais de cinco toneladas de alimentos não-perecíveis (dentre eles, arroz, açúcar, cereais e azeite), meta almejada pelo Benfica e pelo Banco Alimentar Contra a Fome. De acordo com o portal lusitano Mais Futebol, mais de 40 mil voluntários estiveram envolvidos na campanha, a qual beneficiará cerca de 426 mil pessoas.


O melhor amigo do homem também veio contribuir.


A temporada 2016/2017 ficará eternamente gravada na história do Sport Lisboa e Benfica pela infinidade de conquistas. A mais importante foi a iniciativa do último sábado.