Desejo de Seferovic mostra prestígio do Benfica no mercado

Getty Images
Getty Images

'Vou jogar no Benfica', disse o atacante Haris Seferovic após a derrota do Eintracht Frankfurt para o Borussia Dortmund, na final da DFB-Pokal


A Bundesliga leva mais gente aos estádios, é economicamente mais rentável à mídia e à publicidade e tem times mais competitivos que a Primeira Liga. Tendo todo esse panorama em vista, fica difícil imaginar que alguém trocaria o campeonato alemão pelo campeonato português. Mas isso vai acontecer. No último sábado (27), após a derrota para o Borussia Dortmund na final da DFB-Pokal, por 2 a 1, o atacante do Eintracht Frankfurt, Haris Seferovic, revelou que vai trocar a Alemanha por Portugal. "Vou jogar no Benfica", afirmou.


O suíço está em fim de contrato com o Frankfurt. Até então, o clube alemão não havia se pronunciado sobre o futuro do jogador de 25 anos. Coube ao camisa 9 das Águias dar o "furo". De Águia para Águia, o jogador se mostra entusiasmado pela mudança de ares. "O Benfica queria me contratar, mostrou grande interesse na minha vinda. E eu queria uma nova aventura. Estou ansioso pelo novo desafio", disse. As informações são do jornal português Record.


Seferovic sairá de um clube tradicional e estável na primeira divisão de um dos campeonatos mais populares do mundo. Para tomar uma decisão dessa, só no caso de jogar em uma equipe superior. Por mais que a I Liga seja inferior à Bundesliga em vários aspectos, o atacante vestirá a camisa de uma das agremiações mais prestigiadas da Europa. A transferência coloca o Sport Lisboa e Benfica em posição privilegiada no mercado.  


Em troca, os Encarnados emprestarão ao Eintracht o atacante sérvio Luka Jovic. O jovem de 19 anos, que chegou ao SLB em 2016, após despontar no Estrela Vermelha, foi pouco aproveitado no time principal e jogou mais na equipe B. Jovic entrou em campo 17 vezes e anotou quatro gols pelo Benfica B, que ficou em quinto lugar na Segunda Liga.


O contrato do avançado suíço com o SL Benfica vale até 2022, segundo o Record.


A carreira de Seferovic


Getty Images
Getty Images

Haris Seferovic está no Eintracht Frankfurt desde 2014


Mesmo tendo apenas 25 anos, Haris Seferovic já é rodado. Foi revelado pelo Grashopper, tendo estreado pelo maior campeão suíço no final da temporada 2008/2009, em jogo da Superliga Suíça, contra o Neuchâtel Xamax. Não demorou a sair do país natal. Em 2010, mudou-se à Itália, para jogar no time primavera (espécie de time B) da Fiorentina.


Entre 2011 e 2013, o atacante foi emprestado ao Neuchâtel Xamax e aos italianos Lecce e Novara, tendo "estourado" neste último, com 10 gols em 18 jogos na Serie B.


Seu bom desempenho na segunda divisão italiana chamou a atenção da Real Sociedad. O clube espanhol desembolsou cerca de 2 milhões de euros junto à Viola pelo jogador. No entanto, Seferovic não se adaptou ao futebol espanhol: balançou as redes apenas duas vezes, em 24 partidas.


Depois de não ter dado certo em San Sebastián, o avançado se transferiu ao Eintracht Frankfurt em agosto de 2014. Em solo alemão, acumulou 16 gols em 86 jogos, considerando todas as competições.


Getty Images
Getty Images

Seferovic é figura carimbada da seleção suíça


Pela seleção de seu país, Seferovic tem oito gols em 38 jogos.


Fez parte da delegação que chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, e vendeu caro a eliminação para a Argentina. Deixou sua marca na vitória de 2 a 1 sobre o Equador, de virada, na fase de grupos.


Também foi convocado à Uefa Euro 2016, disputada na França. Na ocasião, os suíços caíram perante à Polônia, nos pênaltis, também nas oitavas.


Os dados são do portal Soccerway.


Embora os números gerem, de início, uma certa desconfiança, a experiência adquirida nessas passagens pode ajudar Seferovic em sua estadia na terrinha.


Alguém vai sair?


Getty Images
Getty Images

Imprensa portuguesa especula que Mitroglou vai sair do Benfica. Vale a pena se desfazer do grego?


Com a iminente vinda do suíço, ele se juntaria ao brasileiro Jonas, ao mexicano Raúl Jiménez e ao grego Konstantinos Mitroglou entre os jogadores de ataque do elenco benfiquista. Por outro lado, de acordo com o jornal português Correio da Manhã, a chegada de Seferovic implica na saída de um jogador do trio. O diário adianta que o mais propenso a sair é Mitroglou.


Segundo o CM, os dirigentes do Benfica acreditam que Seferovic pode atingir números semelhantes ao do atacante grego - que, vale salientar, foi o artilheiro do Benfica nesta temporada 2016/2017, com 27 gols.


O portal lusitano SAPO Desporto, por sua vez, informou que os dirigentes do SLB acreditam que, em relação a Mitroglou, Seferovic apresenta mais mobilidade na área e equivalente capacidade técnica apurada.


O site também revelou que o presidente do clube lisboeta, Luís Filipe Vieira, esteve perto de anunciar a vinda do atacante da seleção da Suíça na última janela de transferências, mas preferiu adiar a contratação para não ter custos, pois o contrato do camisa 9 com o Eintracht Frankfurt expira agora, no meio do ano.


Honestamente, se for para Mitroglou sair, que seja por um alto valor de algum clube o qual deseje comprá-lo. O jogador tem apurado faro de gol e grande identificação com a torcida. Além disso, foi peça importante do SLB nestas duas últimas temporadas. Não valeria a pena se desfazer logo, e por tão pouca coisa, de quem tanto ajudou o Maior de Portugal.


Aguardemos os próximos capítulos.