É dever dos clubes assumir sua responsabilidade social

Vitórias nas diversas modalidades esportivas são muito importantes para os clubes. Mas o objetivo destas instituições não pode se restringir aos gramados dos estádios, às quadras dos ginásios, às pistas de atletismo ou às piscinas de natação. É importante que as agremiações utilizem o esporte como instrumento de benfeitorias, pois o esporte é extensão da sociedade e instrumento de união.


Neste último final de semana, uma iniciativa da Fundação Benfica, o braço social do Sport Lisboa e Benfica, comoveu Portugal e rodou o mundo. Entre os objetivos da organização está o incentivo à educação para desenvolver o senso crítico e as habilidades dos estudantes e evitar a evasão escolar. O programa premiou os alunos com as melhores notas com uma visita ao Centro de Treinamento dos Encarnados em Seixal, na região de Lisboa.


A reação da garotada ao ver de perto o técnico da equipe principal, Rui Vitória, é impagável.


Reprodução/Fundação Benfica
Reprodução/Fundação Benfica

Os alunos com as melhores notas no programa educativo da Fundação Benfica foram premiados com um dia no Caixa Futebol Campus



Mas a melhor parte do vídeo ficou para o final. Cada jovem ganhou uma camisa personalizada do Benfica. Mas nem todos eram benfiquistas... Sem problemas. Um portista e uma sportinguista que estavam no grupo foram presenteados com camisas dos seus times do coração.


Todos eles bateram uma bolinha com os jogadores profissionais do Glorioso. Um dia para ser sempre recordado.


Na hora de acolher e premiar quem necessita de políticas públicas as quais visem uma sociedade mais justa e mais harmônica, as diferenças devem ser respeitadas. Não importa a preferência nos esportes, a etnia, o credo, o gênero ou a orientação sexual.


Ter uma vida digna e ser feliz são o essencial para a humanidade. A educação é sempre o melhor caminho para tal e está acima de quaisquer rivalidades no âmbito esportivo. E tamanha responsabilidade também passa pelos clubes. Ser um fenômeno social é um status tão grandioso quanto ser vitorioso nas modalidades esportivas.