O que o torcedor pode esperar na volta de Heynckes ao Bayern?

Com a volta de Jupp Heynckes ao Bayern oficializada, muitos torcedores ficaram felizes e até mesmo aliviados. Porém, a pergunta que ainda fica é: mesmo com Heynckes no comando, o que o Bayern pode alcançar nesta temporada?


A resposta é curta e até mesmo um pouco cruel: devemos esperar muito pouco do Bayern até a próxima temporada. Mesmo com a saída de Ancelotti, motivada por problemas entre o técnico e os jogadores, não há muito fora do comum para os bávaros almejarem com a troca forçada dos técnicos.


Mesmo estando com 5 pontos a menor que o líder Dortmund, a Bundesliga não está fora do alcance de maneira nenhuma. Afinal, tivemos apenas sete rodadas até o momento, com muita bola para rolar. Porém, o elenco mais raso – e mais velho – do Bayern nesta temporada pode se provar crucial na diferença entre um título e um vice-campeonato.


Getty Images
Getty Images

Assim como em 2009, Heynckes vem ao resgate de um Bayern com muitos problemas


Já a Champions League é outra história. Dificilmente os bávaros serão eliminados na fase de grupos, mas, após o 3 a 0 em Paris, a segunda colocação no grupo é quase certa. Após isso, muito dependerá da sorte - tanto nos sorteios quanto com as lesões que vem perseguindo o Bayern. Afinal, o atual elenco bávaro, na fase que se encontra, não parece nem perto do suficiente para conquistar o título europeu. Mas, dependendo dos primeiros três meses com Heynckes e eventuais reforços na janela de inverno, uma caminhada mais longa na competição pode se tornar realidade.


A DFB-Pokal representa o perigo mais imediato, com o Bayern enfrentando o RB Leipzig em confronto único logo no dia 25 de outubro. Não seria nenhuma surpresa se um Bayern, ainda se adaptando ao “novo” treinador e se recuperando da má fase, caísse diante do bom e jovem time do Leipzig, ainda mais com a partida fora de casa. 


Getty Images
Getty Images

Melhor técnico do mundo em 2013, Jupp Heynckes vem para estabilizar o Bayern


Não se pode perder de vista que tanto essa quanto a próxima temporada serão de transição para o Bayern. Jogadores mais velhos saindo ou ganhando menos tempo em campo e atletas mais novos chegando e ganhando mais responsabilidades.


Resumindo: Jupp Heynckes não veio para colocar o Bayern de volta ao topo entre os principais times europeus ou conquistar a tríplice cora. O treinador chegou para estabilizar os jogadores, colocar o time de volta nos eixos, apagar os incêndios do vestiário e acalmar a diretoria. Se tudo isso acontecer e a equipe voltar a exibir um futebol mais sólido e mais vistoso, essa nova passagem de Heynckes no Bayern já será um sucesso.