Se der a lógica, Dortmund não terá vez contra o Bayern

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

No último Bayern x Dortmund sério, pela final da Pokal 13/14, levamos a melhor


Como diria o bom e velho Geraldo Vandré, "pra não dizer que não falei das flores", vamos lá: neste sábado (1/11), às 15h30, teremos o primeiro Bayern x Borussia Dortmund da temporada. Sim, será o primeiro Der Klassiker, levando em conta que aquele jogo da Supercopa da Alemanha, como bem disse Dante uma vez à este blog, não serve de parâmetro para nada.


Este jogo contra os aurinegros, que valerá pela 10ª rodada da Bundesliga e terá como palco a Allianz Arena, será o 103º da história de confrontos. Existe uma freguesia bem interessante para o lado deles: em toda a história, o Bayern venceu 44, enquanto eles levaram 29. O número de empates é o mesmo que o de vitórias do BVB.


Diferentemente dos derbys entre essas duas equipes nos últimos três anos, onde todos eram recheados de dúvidas e expectativas, neste a gente até pode tentar cravar alguma coisa. Somos líderes da Bundesliga e estamos invictos na competição, enquanto o Dortmund só apanha e beira a zona de rebaixamento. Se der a lógica, venceremos bem e afundaremos ainda mais o time de Jürgen Klopp.


Só que o problema deste confronto é justamente este: não é um jogo que é decifrável por estatísticas, baseado em teorias, em lógica. Atualmente, é um jogo imprevisível, tudo pode acontecer. Jürgen Klopp, além de ser um gênio, é um excelente motivador. Pelo fato de a partida ser longe de Dortmund e contra o líder, com certeza ele usará estes quesitos como arma para motivar seus atletas.


Mas é fato que o Bayern também irá muito motivado. Primeiro por ser contra seu grande adversário no cenário alemão atual, segundo por jogar diante a torcida, e terceiro justamente por ter a oportunidade de afundá-lo de vez na tabela. Se o Dortmund for derrotado, poderá terminar a rodada na zona maldita do Alemão.


Pep Guardiola deverá usar o que tem de melhor. Arjen Robben, candidato à Bola de Ouro de 2014 e que foi poupado nas últimas rodadas, deverá ser uma das grandes atrações do confronto, como foi nas últimas vezes: decidiu jogos da Pokal, Bundesliga e também aquela final maravilhosa da Champions League 2012/2013, quando fez o gol do título e se libertou daquela maldição que o perseguia em finais.


Mario Götze e Robert Lewandowski deverão ser as outras atrações do Bayern, especialmente o polonês. Götze já enfrentou o Dortmund no ano passado. Logo em seu primeiro reencontro com seu ex-time, dentro do Signal Iduna, anotou um belo gol, na vitória por 3 a 0. Neste primeiro Bayern x Dortmund sério da temporada, como será que Lewandowski se sairá?


Claro, torceremos para que faça como Mario e também deixe o seu. Mas não temos como saber. O que sabemos mesmo é que, independente da situação e posição do adversário na tabela, será um jogaço, daqueles que marcam uma temporada inteira. Eu não perderei de jeito nenhum, e você?