Semedo chega para reviver a lateral direita do Barcelona

Parece estranho, mas o Barcelona contratou um lateral direito. Não só isso, contratou um bom lateral direito. E ainda mais: o Barça contratou a melhor opção no mercado de jogadores dessa posição. A cereja do bolo foi pagar menos do que se esperava: 30 milhões de euros e mais 5 milhões caso alguns objetivos traçados no contrato sejam alcançados. Bastante abaixo dos 50 milhões de euros que seriam a pedida inicial do Benfica.


Nelson Semedo é jovem, completará 24 anos em novembro, e foi eleito o jogador revelação da última temporada no Campeonato Português. Seu nome havia sido vinculado ao Barça alguns meses atrás, mas o foco dos rumores estava todo em Bellerín, do Arsenal. Os rumores da chegada do agora ex-Benfica ficaram mais fortes na quarta-feira, e a transferência foi oficializada após os diretores do Barcelona viajarem para Portugal na quinta.


A desistência de Bellerín é uma grande notícia. O lateral fez uma temporada irregular na Inglaterra e o valor da transferência seria muito alto, não menos do que 50 milhões de euros. Melhor ainda se forem verdade os rumores de que a desistência foi uma solicitação de Valverde, ao avaliar que o jogador não tinha o nível técnico e físico para fazer parte da equipe que está montando. Seria um ótimo sinal de que o treinador enxerga além das opções oferecidas pela diretoria a ele.


Getty Images
Getty Images

Semedo chega para ser titular absoluto na lateral do Barcelona


Com a chegada de Semedo, alguns jogadores serão impactados no elenco. Vidal terá que batalhar ainda mais se quiser a vaga de titular, mas já deve ter a noção de que será muito difícil conseguir algo além da reserva nessa posição. Palencia, por sua vez, vê a oportunidade de ser promovido do Barça B mais distante e provavelmente ser adiada por mais uma temporada.


Enquanto isso, Sergi Roberto deve comemorar a volta ao meio de campo, desejo que ele expressou várias vezes nos últimos meses e que pode mudar o planejamento do elenco para essa posição. Com a capacidade de jogar em todas as funções do setor, ele pode tirar espaço de outros jogadores, como Rafinha, André Gomes, ou até mesmo de Samper, que voltou de empréstimo para provar que tem lugar na equipe.


De todos os reforços que o Barcelona precisava, a contratação de um lateral direito era a mais urgente. Semedo chega com o aval da torcida, que em um momento raro parece ter chegado a um consenso de que o português era a melhor opção disponível no mercado de laterais. A transferência fica ainda mais interessante ao ver que o tamanho da inflação do mercado, que deve levar o Manchester City, por exemplo, a pagar mais de 55 milhões de euros por Kyle Walker, também lateral e 4 anos mais velho que o novo reforço do Barça.


Semedo terá a tarefa de reviver o lado direito do Barcelona, que perdeu força com Sergi Roberto jogando como lateral, apesar do bom começo na temporada passada. Sua velocidade e força física devem ajudar a dar mais profundidade aos ataques do time e diminuir a dependência do lado esquerdo. Seja qual for o plano de Valverde para revitalizar a equipe taticamente, agora ele terá um bom lateral direito para ajudá-lo nessa tarefa.