Arda Turan precisa mudar a atitude se quiser ficar no Barça

Arda Turan virou notícia, mas não pelos motivos que imaginávamos. O turco se envolveu em uma discussão com um jornalista durante um voo com a seleção. A história foi divulgada e ganhou grandes proporções, o que levou o meia a se aposentar do time nacional. Como ele mesmo disse, Arda preferiu abandonar a seleção a pedir desculpas por um “erro honrado”.


ESPN.com.br | Após discussão, Arda Turan abandona seleção da Turquia

O turco realmente deveria estar nos noticiários, mas não por essa razão. Turan é um dos jogadores mais especulados para deixar o Barcelona. Apesar de ter vivido a temporada mais artilheira de sua carreira, o camisa 7 ainda não mostra estar confortável no time e desapareceu na reta final da temporada. Seu estilo de jogo parece não combinar com a equipe.

Mercado para ele existe. Aos 30 anos, não seria difícil conseguir algum time da Premier League disposto a pagar 25 ou 30 milhões de euros por um meia que ainda pode jogar em alto nível, mas não se adaptou ao estilo de jogo do Barça. O Arsenal parece ser o maior interessado e o Barcelona estaria disposto a fazer negócio.

Contudo, a vontade do jogador pesa muito, e o empresário do meia foi bem claro em suas palavras: “Arda não sairá. A diretoria do Barcelona está contente com ele. Não falamos com nenhum clube sobre uma transferência. As notícias que falam sobre uma saída incomodam Arda. Além disso, a diretoria do clube também não gosta dos rumores. Arda Turan cumprirá seu contrato. Ficará até 2020”.

Por mais que a possibilidade de uma permanência até 2020 seja muito remota, ver o meia por mais uma temporada não seria algo tão improvável, especialmente se Valverde não se opor a isso. A torcida, sem dúvida alguma, preferia que ele fosse vendido para dar espaço a alguém da base ou a uma contratação mais identificada com o estilo do clube. Contudo, é preciso cogitar a possibilidade de ver Arda mais um ano com a camisa do Barça.


Getty Images
Getty Images

Arda Turan vive um caso de amor com o banco de reservas


Se isso acontecer, é preciso que algo mude no jogador. A atitude de Turan na última temporada foi algo que incomodou muito quem assistiu aos jogos do Barcelona em que ele participou. Por mais que ele sempre tenha demonstrado um imenso carinho pelo clube e orgulho por vestir a camisa, Arda não parece mais estar realizando um sonho. Ele está acomodado.

O camisa 7 pode ter feito mais gols do que costuma fazer, mas isso é um número que esconde uma temporada de muitos erros e pouco impacto na metade decisiva das competições. Os erros incomodam, mas o pior é ver que Arda parece não se importar. O sorriso característico desde que chegou ao Barça deixou de demonstrar satisfação por estar no clube e passou a dar a impressão de desdém. O turco fica no banco a maior parte do tempo e não parece ter a mínima vontade de tentar mudar essa situação.

A primeira metade da temporada deu a impressão de que Arda poderia se encaixar no Barcelona e ser importante para a equipe. As lesões em 2017 não justificam a queda de rendimento por si só. É preciso uma mudança de atitude. Mais dedicação nos aspectos técnicos e táticos do jogo. Um novo treinador pode fazer bem, caso o meia fique, mas o sucesso da próxima temporada depende apenas do próprio Turan. Se não for para ter uma nova atitude, é melhor contrariar seu próprio empresário e procurar espaço em outro lugar.