Mapa dos 37 gols da quarta Chuteira de Ouro de Lionel Messi

Com apenas 29 anos, Lionel Messi acaba de conquistar a sua quarta Chuteira de Ouro de artilheiro das ligas europeias. Mais impressionante ainda é que ele não é atacante e que na mesma equipe dele joga o matador Luis Suárez, que acabou o campeonato com 29 gols.

Messi anotou 37 gols em 34 jogos, média de 1,09 por jogo. Esta é a quarta vez que o argentino atinge a artilharia do Campeonato Espanhol:

Temporada 2009/2010: 34 gols
Temporada 2011/2012: 50 gols
Temporada 2012/2013: 46 gols
Temporada 2016/2017: 37 gols


getty images
getty images

Messi segue voando


Nesta temporada, Messi foi protagonista e melhor em campo em quase todos as partidas e, mapeando suas obras de arte, já é possível perceber que seus feitos foram diferenciados:

Gols dentro no Camp Nou: 23

Gols fora de casa: 14 - Destes, 6 foram marcados contra os seis primeiros colocados: 2 contra o Real Madrid, 1 contra o Atlético de Madrid, 1 contra o Sevilla, 1 contra o Villarreal e 1 contra a Real Sociedad.

Gols de Fora da área: 9 - Foram só golaços!

Gols de falta: 2 - Um dos mais bonitos da temporada foi a cobrança na gaveta fora de casa e no último minuto diante do Villarreal.

Gols de penalti: 6 - Teve até cavadinho contra o Villarreal no Camp Nou.

Gols de cabeça: 1 -
Com passe de Mascherano.

Gols com o pé direito: 5

Gols com o pé esquerdo: 31

Gols de abertura do placar: 11

Gols decisivos (de desempate ou empate) no final da partida: 5 - Contra Real Madrid, Valencia, Atlético de Madrid, Villarreal e Leganés.

Gols fazendo fila: 2 - Driblou 4, 5 marcadores contra o Osasuña e contra o Eibar antes de marcar.

Dois gols no mesmo jogo (dobletes): 13 vezes - aproveitamento incrível, sendo que os dois mais marcantes foram no Bernabéu, na vitória contra o Real Madrid. Ainda tiveram dobletes contra Sevilla, Valencia, Villarreal e Real Sociedad.

Este foi Lionel Messi nesta temporada, mais uma vez números impressionantes que escancaram o poder de decisão e a incrível variedade de gols deste camisa 10, que também se transforma em camisas 7, 8, 9 e 11 com gols de arrancadas, de roubadas de bola, de centroavante, com classe, com potência e de magia. Fundamental e mortal contra os principais adversários, Messi segue sendo o jogador com maior repertório e genialidade no planeta, traduzindo toda sua arte em uma exorbitante quantidade de gols.

Clique aqui para seguir a página Barcelonizando no Facebook

Confira os 37 gols do Chuteira de Ouro 2016/2017: