4 BAVIs seguidos: hora de mostrar a força do verdadeiro Bi-Campeão Brasileiro

Como era de se esperar, Bahia e Vitória fazem as finais do Campeonato Baiano e as semifinais da Copa do Nordeste de 2017.


Desde janeiro criticamos e elogiamos as contratações feitas pela diretoria. Mas agora não é mais hora de reclamar, e sim de apoiar. O Bahia não precisa provar a ninguém que é, sem dúvida, o maior time do Norte-Nordeste do país, e isso será comprovado nos 4 clássicos que teremos pela frente:


Copa do Nordeste - Semi-Final:
27/04 - Vitória x Bahia - Barradão
30/04 - Bahia x Vitória - Fonte Nova


Campeonato Baiano - Final
03/05 - Bahia x Vitória - Fonte Nova
07/05 - Vitória x Bahia - - Barradão


Pelo Baiano, o Bahia despachou sem maiores dificuldades o Fluminense de Feira de Santana, que desde o inicio do Campeonato vinha fazendo boas partidas, mas acabou morrendo na praia, e no final, tomou 6x0 do Vitória e perdeu de vez a força que tinha. Seu técnico, Arnaldo Lira, falou com clareza antes da segunda partida contra o Bahia: "O Bahia e Vitória têm times superiores pois são clubes da Série A e fizeram altos investimentos". Foi comprovada a leitura e, assim, o Bahia chegou às finais com o belo gol de Hernane (1x0). Já pela Copa do Nordeste, o Bahia leva a vantagem para a semifinal pela melhor campanha na fase de classificação.


Tenho total confiança, não em Guto, mas no elenco. Obviamente que Guto precisa armar o time pra ganhar e não pra "cumprir" tabela como vinha fazendo. Jackson deve voltar no lugar de Lucas Fonseca, que vinha fazendo partidas regulares. Edson, já recuperado, deve colocar Renê Junior no banco. A dúvida que todo torcedor tem hoje está no melhor jogador de momento: Regis, expulso contra o Fluminense pela partida de ida em Feira e que esteve fora do último jogo. Resta saber se poderá jogar as finais. 


Gazeta Press
Gazeta Press

Com boas atuações, Allione tem aos poucos ganhado confiança da torcida


Assim, se tudo der certo, o Bahia deve entrar com força máxima com:
Jean, Eduardo, Thiago, Jackson e Armero. Edson, Juninho, Regis e Allione. Hernane e Edigar Junio. 


Esse time, sem dúvida, tem totais condições de superar o Vitória, seja no Barradão e na Arena Fonte Nova. Torcedor, chegou a hora de sermos campeões baianos e irmos pra final do Nordeste. Não podemos entrar em campo já temendo o adversário. O Bahia precisa de mudança no elenco? Certamente! Quando acabarem os campeonatos, aí sim vamos pensar em contratações. "Mas o Bahia já não deveria estar pensando em contratações pra a Serie A?" Não tenha dúvida, a diretoria já esta se mexendo pra isso, mas não podemos tirar o foco agora.


Guto fez o mexe-mexe durante todo o campeonato, deu pra montar o time ideal em sua visão (apesar de ainda achar que Matheus Sales tem lugar no time). Esqueçamos o BaVi passado, mas valeu pra darmos valor ao clássico. E é exatamente diante desses clássicos que iremos ver onde iremos chegar no Campeonato Brasileiro, pois, diante de Paraná e Vitória (Serie B e A, respectivamente), o Bahia foi derrotado. Marcelo Sant'Ana tem um pensamento um pouco diferente sobre os ajustes necessários:


"Queremos voltar a ocupar o lugar que acreditamos ter capacidade de ocupar, que é sempre na primeira página da tabela. Neste momento temos que ter calma e esperar o campeonato começar, para conseguir avaliar melhor o nosso nível. O Bahia não pode jogar uma Série A com medo de rebaixamento. Temos que fazer um campeonato seguro".


Você, torcedor, tem confiança nesse elenco? Será que esse elenco é capaz de disputar a parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro? Veja também o que Marcelo pensa sobre isso:


"O elenco é mais forte do que tínhamos no passado recente. É um elenco capaz de dar respostas que a torcida deseja no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, mas um elenco que ainda precisamos avaliar com mais critério para a Série A do Campeonato Brasileiro. Temos peças que já mostraram sua qualidade e que temos convicção que tem condições de fazer um bom campeonato, e outras peças que precisam ser melhor testadas. É um grupo no qual temos confiança".


Não somente eu, mas vários torcedores tem certeza que essa pode ser uma forma equivocada de se pensar. Obviamente que não somos "Mãe Dina" para prever o futuro, mas esperar o campeonato começar e só depois ver se pode trazer alguém pode ser tarde. Já tivemos dois testes e falhamos.


Uma coisa tenho certeza, a torcida precisa fazer a sua parte, lotar a Arena, apoiar o time nos 90 minutos a cada jogo e assim conquistar pontos dentro e fora de casa pra almejarmos algo melhor. Não podemos ser medíocres nem reclamar demais, mas como sócios temos o direito de criticar e ajudar o clube onde precisa. A diretoria tem que estar com os ouvidos abertos pra nós, aqui de fora.


O Bahia pode, sim, conquistar algo enorme no Brasileiro. Temos um clube grande, mas vamos dar um passo de cada vez. E esse primeiro passo é derrotar o Vitória no Barradão na próxima quinta-Feira.


BBMP!