Atlético de Madrid: temporada de Copa do Mundo é indício de título

40% dos troféus de Campeonato Espanhol do Atlético de Madrid foram conquistados em temporadas de Copa do Mundo.


De um total de 10 títulos, 4 deles vieram em anos de disputa de Mundial. De forma geral, são sete títulos oficiais colchoneros nestas circunstâncias. 


Maior ganhador do Campeonato Espanhol, o Real Madrid detém 33 taças, das quais 18% aconteceram às vésperas da Copa do Mundo. Já o Barcelona, segundo maior vencedor da competição - 24 vezes -, ganha 20% de seus troféus nacionais em temporadas de Mundial.


Definitivamente não há dúvidas de que temporadas que precedem a disputa do Copa do Mundo geralmente são felizes para o torcedor do Atlético de Madrid.


Tudo começou em 1950, ano de Copa do Mundo realizada no Brasil, quando o Atlético de Madrid conquistou pela terceira vez um título espanhol. Na ocasião, a equipe tinha como principais jogadores o meia marroquino Ben Barek e o atacante sueco Henry Carlsson. O técnico era o argentino Helenio Herra, que ainda viria a ser campeão nacional com Barcelona e com Internazionale, na Itália. 


O estigma teve sequência em 1966, quando o Mundial aconteceu na Inglaterra. Naquele ano, o Atlético de Madrid mais uma vez alimentou sua sala de troféus com uma taça de liga espanhola. Maior ídolo do clube, Luis Aragonés foi o grande destaque da campanha. 


Em 1970, às vésperas da seleção brasileira conquistar o tricampeonato mundial no México, o Atlético de Madrid repetiu o feito, novamente com Aragonés como liderança técnica da equipe dentro de campo. a 


Mais recentemente, em 2010, ano de Mundial disputado na África do Sul, o Atlético de Madrid não ergueu o troféu do Campeonato Espanhol, mas faturou a Liga Europa. A conquista aconteceu em maio, exatamente dois meses antes de Andres Iniesta dar a Espanha o inédito título da Copa do Mundo. 


Já 2014, quando a Copa do Mundo retornou ao Brasil, o Atlético de Madrid voltou a ser campeão espanhol em um ano de Mundial, graça a um gol chorado de Diego Godín no segundo tempo do jogo decisivo contra o Barcelona, fora de casa. Até agora, esta é conquista mais notável do Atlético na era Diego Simeone. 


Getty Images
Getty Images

De cabeça, Diego Godín calou o Camp Nou e fez o gol que valeu o décimo título espanhol do Atlético de Madrid, sendo o quarto em temporada de Copa do Mundo


No começo deste mês de agosto, o Atlético foi campeão da Audi Cup, após derrotar Napoli e Liverpool (nos pênaltis). Mas, claro, não é este tipo de título que o Atlético espera na temporada que antecede a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.


Inclusive, esta será um temporada especial, com a inauguração do estádio Wanda Metropolitano, prevista para meados de setembro. No entanto, a proibição de realizar contratações coloca em xeque a possbilidade do clube chegar em junho com alguma conquista. 


E você, acha que o Atlético de Madrid será capaz de conquistar algum título nesta temporada?