Athletic garantido na competição mais divertida da Europa

Após um decepcionante empate na abertura de La Liga, contando com o time principal em casa contra o Getafe, enfim o Athletic conquistou a vaga na fase de grupos da Liga Europa. A classificação quase garantida na primeira partida na Grécia foi confirmada com mais o gol da vitória de Muniain, ainda no começo do jogo, para acabar com qualquer esperança do Panathinaikos. Enfim, passaporte carimbado.


Getty Images
Getty Images

Estamos no Grupo J, com Hertha, Zorya e Östersunds


Alívio para Cuco Ziganda, a classificação é um pouco de sonho para o torcedor do Athletic. Sabemos da dificuldade do momento altamente previsível, do elenco que não se renova e por aí vai, mas participar do torneio mais equilibrado e imprevisível do continente é sempre motivo de empolgação. Sonhar um sonho possível, ainda que seja a competição secundária da Europa, faz bem a essa apaixonada torcida.


Com o sorteio da fase principal nesta sexta (25), os Leones deram sorte e caíram no grupo J, com Hertha (Alemanha), Zorya (Ucrânia) e Östersunds (Suécia), ou seja, um dos grupos menos complicados do torneio. Se houver pressão, é para que a tradicional equipe da capital alemã e o representante basco garantam com tranquilidade a vaga para a etapa seguinte.


Divulgação Athletic Club
Divulgação Athletic Club

Em 2012, celebrávamos a classificação à final


QUEM SÃO OS DESCONHECIDOS?


Zorya Luhansk é um clube quase centenário, próximo da fronteira com a Rússia, que teve sua melhor campanha da história na temporada passada ao terminar em terceiro na liga local. Os destaques são dois brasileiros: Paulinho (atacante ex-Corinthians) e Rafael Forster (defensor ex-Brasil de Pelotas e Goiás). Sem um grande investimento, não parece que vai causar muito trabalho no acanhado campo de menos de 13 mil torcedores. Mais difícil parece ser chegar ao estádio mesmo.


Já o representante da Suécia é um jovem time, resultado da fusão de diversos clubes da acanhada cidade de Östersund, no centro do país nórdico. Com estádio ainda mais acanhado que o ucraniano (menos de 10 mil assentos), conta com ingleses e ganeses sem projeção mundial no elenco. Obteve classificação para a Liga Europa ao conquistar a Copa da Suécia, pois em sua primeira participação na liga local acabou em oitavo apenas. Assim como o time do Leste Europeu, não deve dar trabalho a Hertha e Athletic.


Divulgação Athletic Club
Divulgação Athletic Club

Em 2012, corremos para celebrar a decisão. Este ano, é para arrumar o time


Com a divulgação da tabela para a primeira fase acabando no meio de dezembro, mesmo com o time rendendo pouco, é possível projetar uma classificação. Até lá, é bom tanto Ziganda quanto Garitano acharem o caminho e aproveitarem os talentos disponíveis para os times A e B renderem. Um pouco de ritmo e resultado certamente traria empolgação suficiente para disputar o torneio mais divertido do continente.


Aupa Athletic!
@JorgeKadowaki
Siga-nos no Facebook! E também no Twitter!