100 vezes Aduriz: Athletic renasce em La Liga

O embalo das últimas duas partidas podia ter se perdido em meio a duas semanas de parada para jogos de Seleções. Em outras situações, já havíamos visto que o Athletic pouco aprendeu (ou parece ter desaprendido até) nesses momentos. Felizmente, parece que o descanso fez bem e, com uma ótima vitória sobre o Osasuna, voltamos a ter reais chances de entrar na zona de classificação para a Liga Europa.


La Liga
La Liga

Aduriz faz gol histórico com a camisa do Athletic


Com a colaboração do Villarreal, que conseguiu perder para o Eibar em casa, e também da Real Sociedad, que só ficou no empate em casa contra o Leganés, a vaga da Liga Europa está a um ponto de distância. Na teoria, voltamos à situação pela qual passamos boa parte do campeonato; na prática, a coisa é bem diferente e parece ser melhor.


Vencemos as duas últimas partidas fora de casa, um feito para um time que parecia temer sair do San Mamés. O embalo absurdo da Real Sociedad parece ter levado um golpe de realidade, enquanto o Villareal parece ter se abalado desde o 4 a 0 sofrido contra o Roma na Liga Europa. O mesmo parece também acontecer com o Sevilla, mas esse está longe de ser alcançado. 


La Liga
La Liga

Iñaki Williams apresentou evolução monstruosa nas últimas rodadas


Sobre o jogo em si, num campo pesado e sob chuva em Pamplona, não houve segredo. Em dia em que os supostos coadjuvantes atuam bem, é difícil parar o Athletic. Muito marcado, Aduriz só conseguiu duas chances de fazer gols - na primeir, anotou o 100º tento pelo clube. Isso só foi possível graças a uma atuação inteligente de Iñaki Williams. Sendo um grande assistente e o motorzinho do time no primeiro tempo, Williams foi premiado com o gol aos 44, praticamente garantindo a vitória fora de casa.


Coube então a Oscar de Marcos e a Beñat controlarem o ritmo no segundo tempo. Ainda que os donos da casa conseguissem um gol faltando 11 minutos para o fim, quase nada se viu do Osasuna que está em situação muito complicada no campeonato. Praticamente rebaixado e sem ter vencido um jogo sequer em casa, o destaque do lanterna é a torcida, que apoiou honrosamente seu time.


Ao Athletic, cabe jogar os próximos 6 jogos em abril com o sangue nos olhos. Enfrentando Espanyol, Villarreal (fora), Las Palmas, Eibar (fora), Betis e Celta (fora), este mês testará a capacidade do elenco rojiblanco para ver se é possível salvar a temporada com uma classificação europeia. 


Aupa Athletic!
@JorgeKadowaki
Siga-nos no Facebook!