Athletic foi o visitante ingrato no dérbi do país basco

Eu estava pessimista. O Athletic não fazia gols fora de casa havia cinco jogos. Aliás, sendo visitante, nosso time não sabia o que era vitória em La Liga desde setembro. Com Aduriz no banco, não parecia que a conquista viria sobre o duro rival que não sabe o que é perder em casa para os Leones desde 2011. Mas no domingo de chuva o Athletic lavou a alma de seus tabus com o 2 a 0 sobre a Real Sociedad.


La Liga
La Liga

Este domingo foi de chuva e festa do visitante no Anoeta


O fã do esporte viu pela ESPN que a tentativa de revanche da Real Sociedad acabou sendo uma reprise do confronto do primeiro turno. Jogando com raça e bastante concentrado, o Athletic tinha o retorno de Kepa Arrizabalaga no gol, uma zaga completa e coadjuvantes jogando bem, o que é quase o pacote completo. Faltava Aduriz em campo, mas o elenco deu conta de aproveitar os vacilos dos donos da casa.


Bem típico do elenco atual do Athletic uma performance como essa. Quando todos acreditam que se trata de um jogo importante, os Leones rugem mais alto. Não houve tática mirabolante nem algo excepcional, apenas uma entrega acima do comum por parte de gente que não costuma brilhar, como Beñat, Iñaki Williams e Lekue.


La Liga
La Liga

Um gigante no meio, Beñat travou o jogo da Real Sociedad


Aduriz até participou do segundo tempo, mostrando que está voltando ao status de titular após a lesão muscular que o tirou de jogos críticos nas últimas semanas. Mesmo com pouco tempo em campo, colocou uma bola na trave que quase culminou numa goleada histórica em San Sebastian. Mas o fato é que não era dia da Real Sociedad, cometendo erros, perdendo chances de gol importantes e até tendo gol anulado. Coube ao Athletic aproveitar os vacilos, como se pode ver no vídeo abaixo.



Se no ataque a normalidade está voltando, impressiona como a presença de Kepa no gol acalma o elenco. Gorka pode ser uma lenda, um ídolo dos tempos recentes do Athletic, mas é inquestionável a titularidade do jovem goleiro que fez poucas, porém essenciais defesas no dérbi. 


Com a confiança e o orgulho recuperados, é importante que Aduriz também esteja 100% para sábado, quando recebemos o Real Madrid. O San Mamés certamente vai voltar a ter bom público e a pressão da torcida será, pois uma vitória recoloca o Athletic em disputa por uma vaga na Liga Europa.


Aupa Athletic!
@JorgeKadowaki
Siga-nos no Facebook!