O Arsenal e sua relação com a Community Shield

Getty Images
Getty Images

Arsenal e Tottenham dividem o título da competição, em 1991


A Community Shield é disputada desde 1908. A centenária história do jogo que abre a temporada na Inglaterra já colocou Arsenal e Chelsea frente a frente em apenas duas oportunidades - cada um venceu uma. O encontro mais recente foi em 2015 e levamos a melhor ao vencermos por 1 a 0, com gol de Chamberlain. No título deles, nos bateram por 2 a 1, em 2005. Então, neste domingo (6), às 10h (horário de Brasília), o duelo entre os campeões da Premier League e da FA Cup servirá como um desempate. Enquanto buscamos o 15º título, eles tentam o quinto.


Nestes 109 anos de competição, o Arsenal já disputou a competição 21 vezes (com esta, 22). Entre esses 14 títulos, uma das conquistas foi compartilhada. E adivinha com quem? Com o Tottenham. O episódio foi em 1991, quando a Community Shield ainda era chamada de Charity Shield e, se o jogo terminasse empatado, os dois saiam como vencedores. Participamos como campeões da liga e eles, da Copa. O jogo terminou no 0 a 0 e cada equipe recebeu um troféu.


Se vencermos, nos igualaremos ao Liverpool no número de títulos e dividiremos o posto de segundo maior campeão do torneio - o Manchester United é o maior detentor de conquistas, com 21 canecos. No entanto, vale ressaltar que, dos 15 troféus dos Reds, cinco são compartilhados; dos Red Devils, quatro.


De 2002 pra cá, quando a Supercopa ganhou o nome de Community Shield, o Arsenal disputou-a seis vezes. Foram quatro vitórias (2002, 2004, 2014, 2015), três delas nos 90 minutos e outra nos pênaltis, contra o Manchester United. No total, foram 10 gols marcados e apenas quatro sofridos - dois deles marcados pelo Chelsea.


O que esperar da partida


Deixando os números e fatos históricos de lado, a partida promete ser interessante, mesmo a FA transformando a disputa como um verdadeiro amistoso, visto que liberou os suspensos Koscielny e Victor Moses para o jogo. De qualquer forma será o grande teste pré-estreia na Premier League para o Arsenal. Durante a pré-season, tivemos muitas dificuldades perante o próprio Chelsea, na derrota por 3 a 0. Então, esperemos uma postura diferente da equipe no domingo.


Ao contrário do amistoso, desta vez teremos vários titulares em campo.O equilíbrio deverá ser maior. Nome por nome, os Blues levam vantagem, mas dentro de campo a história pode ser diferente. Vimos isso na final da FA Cup.


Getty Images
Getty Images

Arsenal e Chelsea já se enfrentaram duas vezes pela Community Shield; uma vitória para cada lado


No esquema 3-4-2-1, Özil pode fazer a diferença e deve ser bem marcado por isso, o que pode abrir espaço para os pontas. Ox/Bellerín e Kolasinac podem ser a válvula de escape para o Arsenal chegar com perigo ao ataque. Com Lacazette na área, toda bola bem trabalhada pode resultar em gol.


Vencer não será, nem de perto, o fim dos problemas, assim como perder não significa uma crise. Fato é que, não tivemos uma pré-temporada tão apetitosa, então é importante que Wenger ao menos mostre qual será a cara desse Arsenal para o restante do calendário. Jogar bem com o time completo e diante de um adversário que também estará completo pode ser um bom começo de temporada.