Um ótimo espelho: Mertesacker será o responsável pela base do Arsenal

Getty Images
Getty Images

Carisma e liderança: Mertesacker pode contribuir muito para o desenvolvimento das jovens promessas do Arsenal


A partir da próxima temporada, o Arsenal terá um novo gerente da Academia, que será responsável por toda a categoria de base do clube. Em uma ótima escolha, Per Mertesacker exercerá a função. O alemão de 32 anos, que já havia anunciado que se aposentaria no ano que vem, continuará seu papel de líder fora dos gramados em London Colney.


"Este é o começo de um novo emocionante capítulo para mim e estou encantado de poder ficar e ser parte da família Arsenal. Esta temporada vou ficar totalmente concentrado no meu trabalho com a equipe e estou ansioso por uma temporada bem sucedida. Depois disso, aguardo com expectativa o desafio emocionante de ajudar a preparar jovens jogadores para o time principal", disse Per ao site do Arsenal.


O camisa 4 chega para substituir o holandês Andries Jonker, que deixou a Academia para assumir o comando técnico do Wolfsburg.


Um líder do atual elenco, Mertesacker não teve uma última temporada boa devido ao longo tempo que esteve parado por lesão, mas, no jogo que deu o título da FA Cup contra o Chelsea, o capitão teve uma atuação sensacional. Apesar de lento e um pouco desengonçado, as apresentações de Per ao longo dessas seis temporadas no Emirates foram agradáveis.


Como não se emocionar com o gol de empate diante do Wigan, na semifinal da Copa da Inglaterra, em 2014? “What a celebration”.


A verdade é que ele se enquadra no perfil de 'Jogador do Arsenal', como um todo. E para o desenvolvimento dos jovens, com certeza será um excelente espelho. Trata-se de alguém que entende os valores do clube e, desde sua chegada sempre honrou muito a camisa.


Enquanto Mertesacker faz sua temporada de despedida, a Academia será comandada por Luke Hobbs, que assumiu o cargo desde a saída de Jonker, em fevereiro deste ano e vem realizando os trabalhos desde então.


Além dele, outro ex-atleta chegou para integrar a comissão técnica e já está trabalhando. O também alemão Jens Lehmann, que será o novo auxiliar técnico. Nesta semana, outra cara nova que apareceu nos treinos foi a de Sal Bibbo, que deixou o Reading e será o preparador de goleiros (isso não significa a saída de Gerry Peyton).